SUBMISSÃO DE CONTEÚDO

Para nós do APOENA é uma satisfação que você queira compartilhar seus conhecimentos filosóficos com o nosso público. Nessa página você encontra as informações necessárias para realizar a submissão do seu conteúdo. Além disso, encontra o Template (modelo) referente a cada uma das colunas do APOENA. Destacamos a importância das orientações tanto dessa página quanto aquelas disponíveis no Template específico à coluna para qual irá submeter seu trabalho. Ainda como informação relevante, indicamos a leitura dos textos de alguns dos números do APOENA já publicados (clique aqui). Com eles você pode ter exemplos concretos da proposta do nosso Folheto didático de ensino de Filosofia.

Caso restem dúvidas, entre em contato pelo nosso e-mail:  apoenafolheto@gmail.com

 

 

Política de Submissão (leia nossa política aqui)

Formulário de Submissão de Conteúdo (submeta seu conteúdo aqui)

 

ORIENTAÇÕES AOS AUTORES E AUTORAS

 

ESTRUTURA DO FOLHETO

O APOENA está organizado em seis colunas. Cada uma delas publica um tipo específico de texto referente a um conteúdo determinado. Vale ressaltar que todo material guarda alguma relação com a Filosofia e seu ensino. Além disso, a escrita deve ser pensada no intento de ser compreensível ao nosso público alvo, jovens do ensino médio (entre 14 e 18 anos de idade), ainda que não se limite a ele.

Clicando aqui, você poderá conferir os temas de interesse de cada um dos seis próximos números que vamos divulgar por meio do Folheto, de fevereiro a dezembro de 2021.

 

COLUNAS, RESPONSÁVEIS, ORIENTAÇÕES E TEMPLATES

 

Coluna: Texto Principal

Responsável: Conselho científico

 

Objetivo: O texto principal é responsável por desdobrar de maneira mais detida o tema de cada edição do folheto. Nele o (a) autor(a) desenvolve o conceito, o histórico, a problemática, ou alguma nuance do tema que ajude o leitor a pensar e refletir sobre a proposta geral da edição.

Especificidades: Texto dissertativo e/ou argumentativo. A extensão pode variar entre 650 e 800 palavras. Prima-se pela linguagem direta e acessível que, ainda assim, propicie a reflexão.

Baixe aqui o Template do texto principal

 

Coluna: Leituras

Responsável: Prof. Alan Brandão, SEC/BA

 

Objetivo: Nesta coluna são indicados texto e/ou obras com traço marcadamente filosóficas. Busca-se fazer um convite aos jovens para que eles (elas) se sintam aguçados no desejo de aprofundar na leitura indicada.

Especificidades: Textos muito breves (entre 40 e 70 palavras) que guardam semelhança com uma sinopse.

Baixe aqui o Template - Leituras

 

Coluna: Fotografia

Responsável: Prof. Valério Cássio, SEC/BA

 

Objetivo: Fotografia é um espaço de espanto estético, onde uma imagem ultrapassa os limites das palavras na tentativa de suscitar a reflexão no campo estético, ético e político. A esta coluna são aceitos tanto textos referentes a uma imagem fotográfica (objeto visual em geral), de preferência publicamente reconhecida, quanto também se pode submeter a própria fotografia para apreciação do responsável.

Especificidades: Textos provocativos/reflexivos de 250 a 300 palavras e/ou fotografias, imagens e outras expressões visuais autorais.

Baixe aqui o Template - Fotografia

 

Coluna: PhiloPlay

Responsável: Prof. Nelson Sant’Anta, SEC/BA

 

Objetivo: No PhiloPlay são apresentados ao nosso público a produção do áudio-visual, como filmes, curtas, documentários e outros. A coluna é constituída por dois textos, nos quais se busca relacionar Filosofia e as produções artística do campo do cinema e afins.

Especificidades: São dois textos, o primeiro com até 200 palavras, cuja forma se aproxima de uma resenha (resumo crítico) e o segundo, de até 70 palavras, que está mais próximo de uma sinopse. Cada um faz a apresentação de uma produção distinta.

Baixe aqui o Template - PhiloPlay

 

Coluna: Sala 451

Responsáveis: Profa. Danielle de Paula e Prof. Nelson Sant’Anta, SEC/BA

 

Objetivo: Nesta “sala” nós exploramos as fronteiras entre a filosofia e a literatura. Descobrimos os fundos filosóficos que as obras literárias tanto têm quanto suscitam. Com texto atrativos, é possível tanto chamar atenção para uma nova leitura quanto provocar uma reflexão aprofundada e um novo olhar para leituras já realizadas.

Especificidades: Texto com extensão de 200 até 320 palavras. O estilo está no limite entre uma resenha e uma crônica. Este espaço está especialmente aberto para exposição da sua experiência com a literatura.

Baixe aqui o Template - Sala 451

 

Coluna: Reinventando o filosofar

Responsáveis: Maria Isabel, SEC/BA e Prof. Uilson Bittencourt, SEC/BA

 

Objetivo: No Reinventando o filosofar são apresentadas as possibilidades de, percorrido o folheto, os estudantes dizerem a própria palavra, conceito, entendimento. Para tanto, a coluna indica algumas pistas em forma de atividade.

Especificidades: Dois textos, ambos de 250 a 300 palavras. O primeiro faz o papel de incitar a motivação e a contextualização da atividade. Enquanto isso, o segundo apresenta o passo a passo para execução da mesma, sempre apresentando a oportunidade de que o estudante publique seu conteúdo no folheto.

Baixe aqui o Template - Reinventando o filosofar

 

Política de Submissão (leia nossa política aqui)

Formulário de Submissão de Conteúdo (submeta seu conteúdo aqui)

Postagens mais visitadas deste blog

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 12 | MAIO/JUNHO 2021 - Filosofia e Música

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 11 | ABRIL/2021 - Filosofia e Escola

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 10 | FEVEREIRO/2021 - Filosofia e Morte