QUEM SOMOS





Arte da foto: Jornal da Chapada



Alan Brandão de Morais é professor interdisciplinar das ciências humanas desde 2012 e na rede estadual da Bahia desde 2015. Formado em História pela UCSAL, graduado e mestre em Filosofia pela UFBA. Desde a graduação acredita e reflete sobre a falência da sociedade capitalista pensando em alternativas sociais e humanas para este sistema, por isso estuda a Filosofia política moderna e atua em movimentos sociais. Na Apoena, produzo o podcast "A Coruja Diurna" e contribuo com textos temáticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9971278258245746




Danielle Lima de Paula, mestre em filosofia, licenciada na mesma área, bacharel em direito e advogada. Pesquisa filosofia política e do direito, com ênfase em direito penal e social. Alguns temas de seu interesse:  feminismo negro e perspectivas pós coloniais na questão da raça, no que se refere a autonomia de pensamento e direito a voz na sociedade. Compreende a filosofia como uma forma de amadurecimento, “amadureço enquanto conheço a mim mesmo, e a filosofia é este caminho”.




Jocilene Alves, licenciada em Filosofia, atua como professora desde 2008. Alguns temas de seu interesse: alteridade (Emanuel Levinas/Zigmunt Bauman), Psicologia Analítica, arteterapia, terapias integrativas, juventudes, população em situação de rua, relações de gênero e étnicos-raciais. Apaixonada pela natureza, por música, cinema, gastronomia, meditação, origami, literatura, fotografia (preto e branco) e viajar. Quando a existência grita em sua alma, responde ao grito em forma de poesia. Concebe a Filosofia como espaço aberto para compreender, interrogar a si e o mundo, desconstruir e construir novas narrativas e saberes na constante incerteza e aventura que é o existir humano.

Kleber Chaves é professor de Filosofia (SEC/BA) desde 2018 e mestrando em Ensino pelo PPGEn/UESB (2019-2020). A pesquisa desenvolvida na pós-graduação investiga o Currículo da Filosofia no Ensino Médio. Além da paixão pela área, também carrega para a sala de aula outros interesses: computação, designer gráfico, comunicação, literatura e o audiovisual. Aficionado pela indefinição que é a vida, está sempre aberto ao novo, sobretudo à novas aprendizagens. É cofundador do APOENA, trabalhando na edição do folheto.

Maria Isabel Gonçalves é professora de filosofia desde 2009 e idealizadora do projeto Se abra em poesia. Licenciada em Letras e Filosofia, se especializou em Ensino de Filosofia e Direitos Humanos e Contemporaneidade pela UFBA. Natural de Seabra, Chapada Diamantina, cresceu na comunidade rural Duas Passagens e viu sua história se fazer em meio ao encantamento com as palavras e as diversas expressões da linguagem. Acredita que ser professora lhe estava traçado. Os primeiros instantes numa sala de aula a marcaram num caminho sem volta. Hoje, pode misturar tudo que ama em seus projetos filosóficos na sala de aula. A Escrita poética e processos criativos de aprendizagem são outros interesses marcantes.




Nelson Sant'Ana, professor de Filosofia desde 2018, ensino médio, SEC/BA. Antes de assumir o cargo, cursava Matemática Aplicada, não concluiu. A Filosofia deve-se iniciar por Platão e terminar em Platão. Ela é, antes de tudo, uma longa tentativa de humanizar o Caos. Toca violão, faz sushi e macarrão. Filosofia, Matemática, Música, Literatura, Física, e agora, recentemente, Cinema, são alguns de seus maiores interesses.



Uilson Bittencourt, professor de Filosofia desde 2013 com atuação no ensino médio. Interessa-se pela área de ensino de Filosofia, lógica e ceticismo. Compreende a Filosofia como meio pelo qual o homem pode livrar-se dos enganos do senso comum. Gosta de viajar, de anime, literatura, música e um bom papo. Concorda com Heráclito e Raul que afirmaram o devir, ou seja, a constante metamorfose do homem e do mundo.






Valério Cássio Jr é professor de filosofia desde 2010, atuando nos ensinos médio e superior. Entre suas áreas de interesse, estão o Existencialismo de J-P Sartre, a crítica ao paradigma moderno de subjetividade, Filosofia Norte Americana, Mangá, Animé, Literatura/Poesia (Cruz e Souza é o maior poeta brasileiro), viajar e, o mais importante, gozar da presença daqueles que ama. Cássio entende a filosofia como um combate contra a ignorância, preconceito e muitas outras formas de ódio.

Postagens mais visitadas deste blog

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 12 | MAIO/JUNHO 2021 - Filosofia e Música

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 11 | ABRIL/2021 - Filosofia e Escola

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 10 | FEVEREIRO/2021 - Filosofia e Morte