APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 01 | Nº. 09 | DEZEMBRO/2020 - Filosofia, significações e sentidos

 FILOSOFIA, SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS_______      PDF

 

 

 

31.12.2020

Apresentação

Tragédia, vírus, lições e um novo ano

 

2020 termina como um ano trágico. Sem meias palavras, o mundo enfrenta, ao menos, duas paralelas tragédias provocadas por diferentes vírus, o Sars-CoV-2 e a indiferença. O primeiro, ao que tudo indica, surgiu faz pouco, não se pode dizer onde, mas já mudou bastante. O segundo, bem, não é novo, ainda assim os tratamentos para ele tem efeito semelhante aos conferidos às bactérias, a indiferença sucumbe em um primeiro momento (até batemos palmas das janelas aos profissionais da saúde) e se torna mais resistente logo depois de uma alta dose de tédio e duas de campanha eleitoral (o que faz a muitos dos que batiam palmas voltarem a bater pernas, indiferentes e sem máscara).

Dos acontecimentos é sempre possível tirar lições, um convite do texto principal. Das Leituras revisitamos os nexos mais remotos, como também os recentes com que a linguagem foi forjada. Fotografia nos apresenta a guerra e a beleza que à alto custo dela se extrai. PhiloPlay nos remedia com amor, ou com outros sentidos para um sentimento que, em gesto, tem se tornado raro. A sala 451 nos tira do centro do mundo e nos apresenta possíveis representações, que exigem identificação.

Com o reinventando gostaríamos de convidar nossos/nossas tão precisos/as leitores/as a desenhar, não só cartograficamente, gestos que possam tornar 2021 um ano de tratamento. Estando à vista uma vacina para o vírus sindêmico, que não nos falte a ânsia pelos anticorpos para vencer as indiferenças em suas distintas mutações, como as perigosas desigualdades. Boa interação!

Prof. Kleber Chaves

editor

Postagens mais visitadas deste blog

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 12 | MAIO/JUNHO 2021 - Filosofia e Música

NOVIDADES EDITORIAIS DO APOENA EM 2021

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 11 | ABRIL/2021 - Filosofia e Escola