APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 02 | Nº. 13 | JULHO/AGOSTO 2021 - A Filosofia e o desafio ambiental

 02.10.2021

 

Apresentação
Adiantado futuro

PDF

(clique e baixe o
Folheto)

  

Fomos apresentados nos últimos meses a prognósticos que entendem que a atual crise climática chegou a um patamar irreversível. Ou seja, as ações que devíamos tomar para evitar a chegada a este ponto, ainda que sejam tomadas agora, não surtirão o efeito de evitar o pior. Irão, no máximo, evitar um agravamento (ainda maior) da situação.

O alerta, divulgado pela ONU (leia reportagem sobre, aqui) indica que a crise climática não será uma herança para a próxima geração, mas uma que a nossa própria terá de encarar. Conjuntamente a este cenário, constatamos que no Brasil, as queimadas dos biomas seguem a um fluxo inédito, crescente e de sucessivos recordes.

O nosso papel diante de tudo isso é repensar para agir, assim nos indicam as colunas do APOENA desta edição. O caminho parece ser o da ação política, ou seja, daquela que provoca as estruturas de poder para mudanças estruturais. Então, o que nos cabe diante dessa situação?

Trazemos, neste sentido, desde Leituras que nos lembram não sermos ‘o sal da terra’ até a Fotografia que deixou o próprio fotógrafo ‘sem palavras’. Essa nossa ação vai ao encontro da proposta do Texto principal: ‘transformar saber em ... comportamentos’.

 

Prof. Kleber Chaves
editor

Postagens mais visitadas deste blog

Live-Lançamento. APOENA: Filosofia e Morte, Volume 2, Número 10