APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | ISSN 2675-5343 | V. 01 | Nº. 05 | AGOSTO/2020

31 Agosto 2020


Os pressupostos éticos
do cuidado ambiental ______________

___

Apresentação
Entre cinzas e espantos: o que temos cultivado?

Antes que haja Filosofia, há espanto, admiração, curiosidade com o mundo em algum de seus aspectos. Observe, a Filosofia se faz logo depois de uma sensação de descobrimento, quando se repara que “aquilo” que sempre esteve ali – ainda que não tivéssemos notado - nos afeta.

O contrário parece funcionar também. Onde não há mais esse impacto na observação da realidade, onde tanto faz, quando tudo vale (nada), o sentido que temos para o mundo se reduz às cinzas.

Cinzas é ao que se tem reduzido as maiores preciosidades do nosso país. Biomas inteiros que se desenvolvem nesse chão desde antes do homem andar ereto são tratados por muitos de nós como algo desprezível, do qual sequer vale pensar, “porque madeira foi feita para queimar e árvore cresce de novo”.

Nossa realidade pouco nos espanta. Nada nos comover? - Ora, se não importam mais de 100 mil pessoas estarem mortas, importaria que a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado e tantos outros ecossistemas estivessem contaminados pelo vírus de uma tola ambição?

No intento de chacoalhar um pouco esse cenário, preparamos uma edição que traz uma outra perspectiva. Que nos ajude a pensar a vida em equilíbrio com o meio ambiente. Porque a nossa vida e o ambiente em que estamos só se separam em nosso imaginário, fora dele são uma coisa só.

A partir dessa edição, ampliamos os espaços das sugestões principais em PhiloPlay e na Sala 451, os professores agora podem discorrer mais detidamente as obras audiovisuais e literárias que são sempre importantes para cultivar em nós a admiração. Como aquela que impulsionou o prof. Nelson e que ele sensivelmente compartilha no texto principal. Bem vind@s e boa leitura!


Professor Kleber Chaves - SEC/BA
editor responsável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | V. 01 | Nº. 01 | Abril/2020.

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | V. 01 | Nº. 02 | Maio/2020

APOENA | Folheto didático de Ensino de Filosofia | V. 01 | Nº. 03 | JUNHO/2020